Publicado por: Guilherme Júnior | domingo, 23 julho, 2017

Contos e descontos da literatura independente

Nos últimos meses, tive acesso a algumas publicações produzidas de forma totalmente independente. Considerando a afirmação de que o Brasil é um país de não-leitores, é muito bacana ver que tem gente investindo na literatura, assim como outros tem investido na música independente. Aliás, um desses livros que falei é o Eu Sou Periferia, do Michel Leite Viana, que já deu entrevista para este blog (confira aqui).

vieira livro

foto: José Vieira (Facebook)

Mas hoje eu quero falar de “Contos e descontos dos dez contos da Barraca do Pierre”, primeiro livro do ludovicense José Vieira. Aliás, Vieira não é ludovicense, como são chamados os que nascem em São Luís do Maranhão. Ele é natural de Santa Inês, pequeno município do interior do MA, onde as histórias contadas no livro se passam. É uma mistura de ficção e realidade que se passa em um pequeno comércio, muito frequentado por apreciadores da branquinha, como ele chama os cachaceiros que frequentavam o local. O lançamento oficial do livro também foi realizado na terra natal de Vieira, no dia 15 de julho.

São 10 pequenos contos baseados nas experiências que Vieira viveu enquanto ajudava o seu pai, conhecido como Pierre (apesar de se chamar Raimundo). Dos 8 aos 18 anos ele foi testemunha de inúmeras situações, de onde tirou a inspiração para o livro. E, apesar de falar muito dos que admiram a ‘água que passarim não bebe’, há vários outros tipos de personagens, como um menino que não sabe falar direito, uma vizinha que acredita em coisa do outro mundo, entre outros.

Há uma preocupação do autor em explicar, ao longo da narrativa, alguns termos, costumes e características específicas do local e da época, para dar o devido contexto da história. Além disso, as histórias são escritas de forma bastante dinâmica, como se fossem contadas oralmente. Rapidamente as 88 páginas são devoradas e dão lugar a um gostinho de quero mais. Esperamos que em breve Vieira nos traga outras histórias tão divertidas como as desse seu primeiro livro.

Livro: Contos e descontos dos dez contos da barraca do Pierre
Autor: José Vieira
Lançamento: abril de 2017
Local: São Luís, Maranhão
Para adquirir: através do facebook do autor, ou através do WhatsApp: (98) 98812-6051

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: