Publicado por: Guilherme Júnior | quarta-feira, 4 novembro, 2009

VoIP permite ligações gratuitas entre telefones fixos

(publicado originalmente no blog HiperSafe, do curso de jornalismo da UniSantos)


Guilherme Júnior

Quem precisa usar o telefone com frequência sabe o quanto é caro se manter conectado. Quando se fala em ligações à distância, ou internacionais, os valores podem chegar a ser proibitivos. Mas quem não gosta de matar a saudade de um familiar, parente ou amigo que mora longe?

Uma das alternativas para não perder o contato é a bastante difundida tecnologia VoIP. Através de serviços como o Skype e outros com proposta semelhante, é possível falar gratuitamente com outras pessoas em todo o mundo, desde que possuam conta nesse serviço.

Apesar das vantagens e do grande número de usuários, estes serviços ainda possuem algumas limitações. É necessário ter microfone e fones de ouvido ligados ao computador para usar o sistema. Além disso, só é possível falar com as pessoas que estiverem conectadas. Em caso de emergência, isso pode não ser possível.

Algumas operadoras desse tipo de tecnologia, como a Just Voip e a Voip Stunt disponibilizam um serviço diferenciado: a conexão de telefones fixos comuns via VoIP. Dessa forma, é possível falar do telefone de casa com um amigo nos Estados Unidos, por exemplo, a custo zero. As empresas oferecem o serviço como um teste gratuito, com limitações de tempo de uso por endereço IP (registro que identifica cada computador na Internet).

O funcionamento é simples: o usuário digita o número de seu telefone fixo em formato internacional, incluindo código do país e de área. Em outro campo, digita o número do telefone de quem quer falar. Após um clique, em até 30 segundos receberá uma chamada. Após atender, é só aguardar o outro telefone realizar a chamada e sair falando.

Para facilitar ainda mais a vida de quem quer falar à distância, alguns sites disponibilizam acesso a diversos servidores. É o caso do site Ligar VoIP Grátis, que agrupa três servidores diferentes para realizar as ligações. Segundo o site, é possível realizar, em cada serviço, seis chamadas de até três minutos cada, o que permite até 54 minutos de ligações por dia.

Quem quiser aproveitar mais este tipo de tecnologia, pode procurar, além dos sites já citados, serviços como o Poivy, VoipRaider, ou ainda o site da Rede Ligadão, que agrupa quatro servidores de ligação VoIP via telefone fixo. É ligar e conferir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: