Publicado por: Guilherme Júnior | segunda-feira, 10 novembro, 2008

Educação delivery

 

Me impressiona como cada vez mais as facilidades desses novos tempos servem para isolar pessoas. O que nos primórdios era a inocente pizza delivery hoje chega aos bancos de escolas. Ou melhor, ao computador de sua casa. Eis que o governador José Serra sancionou projeto que permite até 20% das aulas de Ensino Médio sejam realizadas à distância.

Não é de agora que se espalharam um sem número de cursos, muitos em nível superior, na modalidade não-presencial. Não é tão distante de outros serviços que sempre estiveram próximos do setor de entretenimento ou de alimentação, como a locação de DVDs ou a já citada pizza entregue na porta de casa pelo motoboy. Era o lazer deixando a condição de coletividade para ser algo restrito ou mesmo individual.

Mas nós estamos falando de educação! Não são poucos os especialistas que defendem a convivência coletiva como forma de preparar as pessoas para viver em sociedade. Aí é como se pudéssemos ouvir uma bela voz de locutor de rádio, dizendo: para que se desgastar enfrentando trânsito, perdendo tempo e tendo aproveitamento reduzido? Faça ensino médio à distância. Com apenas alguns minutos por dia, você terá todas as condições de obter seu diploma. Ligue agora e confira nossa promoção… E por aí vai.

Já se foi o tempo em que dizer que a pessoa fez um curso por correspondência era xingamento. Hoje em dia, estranho é quem freqüenta as aulas, participa de debates ou se importa com o mundo além das paredes que separam a realidade difícil de encarar do conforto consumista que está ao alcance de todos.

Sim, esses são tempos estranhos.

Anúncios

Responses

  1. Nossa! Eu não acredito que até ensino médio vai poder ser a distância! Que horror! Justamente o ensino médio, a fase em que os adolescentes têm sérios problemas de relacionamento, sérios conflitos e que a escola está aí para fazê-los aprender a lidar com as outras pessoas. Experiência própria. Me formei no ensino médio agora e tinha alguns colegas que não tinham a menor noção de como se comportar em relação a outras pessoas, respeitá-las, essas coisas. Pais desses alunos pouco se importavam com isso. Na escola que eles foram melhorando o comportamento. Acho esse projeto um absurdo! Muito bom seu blog Guilherme!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: