Publicado por: Guilherme Júnior | terça-feira, 18 setembro, 2007

Curta Santos bate recorde de inscrições e homenageia atores

matéria publicada no Agência Facos, de 16/09/2007

 

Começa nesta segunda-feira a quinta edição do Curta Santos, o principal festival de produção audiovisual da Baixada Santista, com o tema Identidade e Diversidade Cultural. Serão homenageados os atores Sérgio Mamberti, patrono do evento, Edson Celulari e Julia Lemmertz, além do diretor Beto Brant.

Foram selecionados 79 filmes num universo de 783 inscritos, superando a edição anterior e as expectativas dos organizadores. Destes, cerca de 80 foram produzidos na região. Até o dia 22, haverá mostras em locais como o Cine Roxy (Gonzaga, em Santos e Shopping Brisamar, em São Vicente), Centro Cultural Regional Pagú, SESC, Terminal Rodoviário de Santos e Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS). Todas as sessões são gratuitas.

Segundo o coordenador de produção, Júnior Brassalotti, os critérios para seleção dos filmes que serão exibidos são a qualidade técnica e abranger o máximo possível a diversidade das diversas regiões do Brasil. Além disso, priorizam produções de caráter popular, evitando rótulos ou se apegar a segmentos. Serão seis mostras competitivas e sete mostras convidadas, que abordam temas como diversidade sexual, cultural, curta-metragens infanto-juvenís, vídeos digitais e produzidos com telefones celulares.

Outro destaque são os eventos paralelos. No dia 19, no Cine Roxy (Shopping Brisamar), a partir das 20 horas, acontecerá a pré-estréia do filme Foliar Brasil, dirigido por Carolina Paiva e que tem no elenco os atores Thiago Fragoso, Ildi Silva e Tom Cavalcanti. No mesmo dia, às 17 horas, acontece no Auditório do SESC uma palestra com a preparadora de elenco Fátima Toledo, que atuou em filmes como Cidade de Deus, Pixote e O Céu de Suely. Haverá também uma mostra de filmes feitos por estudantes, que será exibida em universidades de Santos e Guarujá. Uma das exibições acontecerá no Auditório C do Campus Pompéia da UniSantos, no dia 19, a partir das 20h30. A programação completa pode ser conferida no site www.curtasantos.com,  no link Notícias.

Cerca de 70 alunos de universidades da região se inscreveram para participar como monitores voluntários. Eles estiveram reunidos ontem no Teatro Coliseu para receber orientações quanto aos locais onde atuarão e participar de uma oficina sobre normas de recepção. A coordenadora de monitoria, Mariana Correa, afirma que “os monitores são a porta da frente do festival. Orientam e recepcionam o público nos locais onde haverá exibições”. Quanto à importância para os monitores, ela ressalta que “é uma experiência muito rica, pois permite o contato direto com pessoas que gostam e fazem cinema”.

 

Abertura – A cerimônia acontece amanhã, a partir das 20 horas, no Teatro Coliseu. A entrada é restrita a convidados, mas poderá ser conferida ao vivo pelo programa Metrópolis, da TV Cultura, que será transmitido diretamente do local. Será exibido o curta Quando o Tempo Cair, de Selton Mello. Também haverá apresentações musicais de Jairo Camilo, Cida Moreira e André Abujamra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: