Publicado por: Guilherme Júnior | quinta-feira, 22 setembro, 2011

Dando nome aos pães…

- Moça, me vê seis médias, por favor!

- O que?

- Seis  médias… você pode me dar seis médias?

- Não to entendendo o que você quer…

A conversa teria seguido assim se não fosse a intervenção de minha prima. Foi ela quem disse:

- Ah, o que ele quer são seis filões!

Aí fui eu que estranhei:  Filões????

Pois é. Se tem uma coisa que muda de nome em cada lugarejo do Brasil é o pão francês. Aliás, de francês, ele não tem praticamente nada. Pois bem. O pãozinho, pão francês, pão de sal ou o nome que você quiser, é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros. Está presente na maioria absoluta das mesas de café da manhã, lanche da tarde, pra matar aquela fominha fora de hora… O pãozinho reina absoluto. Mesmo que comprar pão no supermercado seja a coisa mais comum hoje em dia, todo mundo tem na cabeça aquela imagem da padaria do bairro, coisa nossa, né? Pãozinho é coisa nossa,  quase mais um membro de nossa família. Claro que a gente não sai comendo parente por aí, né?

O fato é que a variedade de nomes que o pãozinho adquire em cada região representa bem a diversidade cultural que existe no Brasil. Ainda que os grandes meios de comunicação incentivem a “pasteurização cultural”, o pãozinho – e a cultura regional – permanecem resistentes.

Vamos dar uma olhadinha em como o pão francês é conhecido em alguns lugares:

Baixada Santista (SP) – Média
Ribeirão Preto (SP) – Filão
São Paulo (SP) – Pãozinho (lá, média é o mesmo que café com leite!)
Ceará – Carioquinha
Rio Grande do Sul – Cassetinho
Sergipe – Pão Jacó
Pará – Pão Careca
E por aí vai…

Bom, sabendo dessa variedade de nomes do pão francês, e já tendo a experiência citada acima, sempre que vou para algum lugar que eu não sei como é o nome específico, eu me saio bem pedindo simplesmente “pão” ou “pãozinho”.  Aliás, me saía. Há alguns dias, estive em São Luís, no Maranhão. Fim de tarde, hora do lanche e lá vou eu a padaria:

- Boa tarde. Eu gostaria de seis pãezinhos, por favor.

- E você quer do “fina” ou do “grossa”?

- Hã????

- Ou pode ser misturado???

- Hã²???????

Teríamos ficado nessa se minha amiga Daniele não intervisse:

- Pode ser misturado!

A balconista estava se referindo ao pão sovado, que eles chamam de massa fina, e ao pão francês, que eles chamam de massa grossa. E lá você pode comprar misturado, pois o preço é o mesmo. Até eu entender isso tudo, o pão já teria esfriado!

Acho que da próxima vez que for comprar pão, na dúvida, vou é apontar o dedo e dizer: “quero seis desse negocio aí”. Ou pedir para um amigo ir comigo à padaria, para evitar confusão!

Responses

  1. É, mas Ita é baixada e acho que tb falamos francês ;P

    • E como chamam aí nos Esteites? hahahahaha

      Em SV tem gente que fala “pão francês” ou “pãozinho” tbm. Mas na perifa, todo mundo chama de média msm…

  2. Os nomes são para confundir mesmo, afinal moramos em um país que é quase um continente.
    Uma vez, em Peruíbe, pedimos umas médias e o cara ficou sem entender para que queríamos tantaxícara com café com leite.

    E sem dúvida o mesmo acontece com o nosso pão de cará – em Jacareí, no Vale do Paraíba é pão doce – lá não existe esse tal de pão de cará.}

    Vivendo e aprendendo os dialetos do povo brasileiro.

    Abraço e visitem-me quando não tiverem nada melhor que fazer… meu Blog continua com o mesmo nome.
    Cahe is a Blogger

  3. Adorei o relato…haha! Passei por uma situação parecida, sou centro-mineira e mudei para uma cidadezinha próxima à Ribeirão Preto. Fui pedir uns “pães-de-sal” e a moça da padaria não sabia o que era…rs! Então agora peço só “pão-francês”. Não é só o pão que muda de nome não. O nome de alguns cortes de carne também! Fiquei aliviada quando descobri um açougueiro que entendia o que eu estava pendindo…lol!


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

